quarta-feira, 2 de maio de 2012
História de Barra do Garças Mato Grosso
Em 1924,Antônio Cristino, à procura de um lugar para viver chegou a Barra do Rio Garças, e compra de José Pedro uma propriedade da Água Quente, constando de rancho e curral, surge a conversa sobre garimpo.Cristino Côrtes decide começar a exploração colocando gente que surgissem para garimpar e que mais tarde pudessem lutar pelo Garças e tinha o sonho de transformar a currutela em cidade. Em 1926 já havia um grande número de casas, embora cobertas de babaçu.
Cristino Côrtes é o primeiro a cobrir a sua de telha e incentivar outros,o comércio vai surgindo e tudo vai mudando.A vida se prende ao labor do garimpo e a pequenas lavouras que vão surgindo. Surgem as festas:Francisco Dourado festeja o Divino todos os anos, com o mesmo ritual de sua terra a Bahia, Põe imperador, imperatriz e pajem e todos os personagens dos tempos dos senhores escravos da velha Bahia.
Cristino também tem a sua devoção com seu santo forte:Santo Antônio o padroeiro da cidade. Até 1932, Barra do Garças estacionou. A partir de 1936, com a criação do Distrito de Paz, Barra do Garças dá um grande salto. Tornando-se independente de Araguaiana.
Barra do Garças tem sido insistentemente noticiada pela imprensa brasileira por suas belezas naturais e por ter sido palco de inúmeros fatos que compõem sua história, dentre eles:
_ Quartel- General da Revolta Morbeck versus Carvalhinho;
_Penetração da Marcha para Oeste, Expedição Roncador-Xingu e Fundação Brasil Central, na conquista da Amazônia;
_Primeiro Sequestro Aéreo Brasileiro, Revolução de Aragarças, comandada pelo Major Veloso;
Varjão em seu livro: BARRA DO GARÇAS NO PASSADO,faz uma retrospectiva dos fatos relevantes que deram início à sua povoação e seu passado heróico enaltecendo o seu desenvolvimento e plagiando um velho sábio diz:”infeliz do indivíduo ou cidade que não cultua sua história e que não se orgulha de seu passado”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário