O HOMEM E SUA HISTÓRIA O Homem, com sua rebeldia e na angústia de mudar, muitas vezes estragar, está comprometendo seu próprio planeta:TERRA, transformando-a em um deserto inabitável, um solo infértil, desertificado, sem condições de habitação natural nem social e até sem marcas para recordações ...”
Em seus livros VARJÃO conta histórias e estórias, fatos pitorescos e casuísticos, muitos dos quais teve a satisfação de testemunhar nesta região.
Sua intenção aspira a uma finalidade específica e objetividade divulgar esta região que sempre vem sendo omitida na História de Mato Grosso, por falta de informações ou mesmo desconhecimento dos fatos a serem registrados.
A HISTÓRIA DA VIDA DE VALDON VARJÃO se confunde com a própria HISTÓRIA DE BARRA GARÇAS DO e sua vida está escrita na vida de muita gente desta região.
Considera este seu trabalho incrementador de raízes culturais, éticas e morais da sociedade com a qual teve a honra de conviver e com a qual teve a satisfação de aprender como um trabalho divulgatório e pioneiro, pois seu conteúdo vem dos pioneiros guerreiros que desbravaram esta região: são fundadores como Antônio Cristino Côrtes , Antônio Paulo da Costa Bilego e muitos outros que conheceu e de quem foi contemporâneo.
O fato marcante em seus escritos é o amor desprendido que devota aos valores culturais de sua região, a tentativa imperiosa de que seja conhecido e preservado tudo que diz respeito à Memória e à História de Barra do Garças e a busca incessante de sua transmissão às gerações futuras.
“Se nós perdermos o testemunho do nosso processo cultural e histórico
Acontecendo, ficaremos empobrecidos, sem memórias não teremos
nada que ns fale de nossas tradições e costumes...”
Todas as vezes que visita a cidade onde viveu sua infância, Baliza, volta decepcionado e se indaga: ”O que fizeram de minha cidade ?”
Desta decepção surgiu a luta e vontade de preservar o patrimônio histórico e cultural.
Da cidade que escolheu e que o acolheu, que ajudou a construir e do qual esteve presente em todos os seus momentos felizes e infelizes e estabelecendo um diálogo utópico consigo mesmo diz a presente mensagem :
_SIGO EM FRENTE, POIS DAQUELA BALIZA FAUSTOSA VISIONÁRIA DA MINHA MENTE, HOJE SÓ RESTAM QUIMERAS DE SAUDADES E RECORDAÇÕES. UM DIA TAMBÉM SEREI TRANSFORMADO, E QUE ESSE DIA NÃO SEJA BREVE. DEFRONTO-ME COM A REALIDADE, PORQUE SEI QUE TUDO NA VIDA TEM UM FIM.. E HOJE , EU QUEDO ABSORTO E ME PERGUNTO : A PROPÓSITO , ONDE ANDAM MEUS PASSOS ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário